Posted in Dicas

Como navegar sem dor de cabeça

Uma lista de dicas de como não ser um meme ou agitador na internet.

Como navegar sem dor de cabeça Posted on 22 de dezembro de 2016

Amante das letras, da música e da fotografia. Capricorniano, gaúcho nato e apaixonado pelos pampas do Sul. Criador do site Na Companhia do Café e autor de todos os textos postados aqui.

0615

Uma vírgula a menos, um parágrafo esquecido de ser removido ou foi ao ar o rascunho ao invés do original. Pronto, foi dada a largada para as dores de cabeça. A internet é um prato cheio pra muitos que navegam nela buscando algo para tornar imortal na rede e desencadear uma chuva de postagens sensacionalistas no Facebook e no Twitter. Tudo vira causo quando encontram um assunto que pode se tornar em algo que caia na boca de Blogueiros, jornalistas e afins. Mas é possível navegar tranquilo sem que você se torne o próximo meme do ano.

1º Polêmica: Evite manifestar opiniões polêmicas sobre assuntos delicados. Sua declaração pode ofender as crenças pessoais de alguém.

2º Ataques: A maior parte dos processos que surgem após comentários em redes sociais são de ataques pessoais.

3º Clareza: Quando for dar sua opinião, tente ser o mais claro possível. Manifestações mal escritas podem ser mal interpretadas e gerar conflitos.

4º Sem noção: Para não passar vergonha ou virar hit de bizarrice no YouTube, evite publicar fotos e/ou vídeos constrangedores.

5º Intimidade: Não publique informações que identifiquem seu endereço nem seu nível de riqueza. Ladrões estão de olho o tempo todo.

6º Rede: Antes de qualquer postagem, lembre que seus amigos tem uma rede de contatos que podem acessar informações sobre você e espalhá-las sem dó.

7º Público: As redes sociais são um ambiente público de grande alcance. Lembre que suas postagens serão vistas por muita gente, mesmo.

8º Trabalho: Não critique seu chefe e sua empresa nas redes sociais. Fique numa boa com o patrão até porque ele também pode estar conectado.

9º Curiosos: Se não quiser ver aquela pessoa que não larga do seu pé, não divulgue sua agenda (Muito boa essa!)

10º Fake: Não crie perfis falsos. Você pensa que está anônimo para falar besteira, mas pode ser rastreado.

 

Existem hoje leis mais abrangentes no que rodeia a vida digital portanto não custa pensar duas ou mais vezes aquela crítica de um vídeo que foi postado. Tenha certeza de que fotos e postagens no seu Facebook estão, de fato, configuradas como privado e não público. Nada vale a pena a dor de cabeça por ter defendido o seu time e amanhecer com seu Facebook tomado de comentários que ofender até a sua décima geração.

 

Vou ficando por aqui! Até a próxima!

Amante das letras, da música e da fotografia. Capricorniano, gaúcho nato e apaixonado pelos pampas do Sul. Criador do site Na Companhia do Café e autor de todos os textos postados aqui.

Pin It on Pinterest